Na Síria, oposição convoca mais um dia de manifestações contra o governo Assad

06/05/2011 - 9h08

Da Agência Lusa

Brasília – A oposição ao governo do presidente da Síria, Bashar Al Assad,  convocou para hoje (6)
mais um dia de manifestações. A convocação foi feita por vários segmentos da sociedade, sob a liderança do grupo Revolução Síria 2011, utilizando as redes sociais na internet. Os oposicionistas mantêm os protestos apesar das prisões que ocorrem em todo o país na tentativa de conter as manifestações.

De acordo com relatos, nos últimos dias 300 pessoas foram presas em todo o país devido às participações nos protestos. Na área central de Damasco, na  Praça dos Mártires, houve um embate ontem entre manifestantes e forças policiais, quando cartazes e fotgrafias foram destruídos.

Em Deraa, a 100 quilômetros de Damasco, nas última semanas foram mortos 27 militares e 177 civis acabaram feridos. De acordo com organizações não governamentais, as manifestações provocaram mais de 600 mortos na Síria – a maioria em Deraa.

As organizações calculam que há aproximadamente 8 mil pessoas presas e desaparecidas na Síria, segundo o diretor executivo da organização de defesa dos direitos humanos Insan, Wissam Tarif.  

Assad suspendeu o Estado de Emergência, em vigor há 50 anos na Síria, no último dia 21 de abril. Mas a repressão prosseguiu, provocando várias condenações internacionais. A família do atual presidente ocupa o poder há mais de quatro décadas. Assad é criticado por manter um governo autoritário e com denúncias de violação de direitos humanos.