Grupo de Contato para a Líbia reúne-se em Roma

05/05/2011 - 8h21

Da Agência Lusa

Brasília – Os chanceleres de 22 países, que integram o chamado Grupo de Contato para a Líbia, reúnem-se hoje (5) em Roma, na Itália. O grupo quer definir um roteiro para um cessar-fogo e a abertura de conversações com integrantes do governo do presidente líbio, Muammar Khadafi. É a segunda reunião do grupo, sendo que a primeira foi em abril, em Doha, capital do Catar. O grupo foi constituído em março.

O grupo é formado por representantes de 22 países, como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, França, o Catar, a Jordânia e Marrocos, e organizações internacionais - Nações Unidas (ONU), Liga Árabe e Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Participam da reunião os ministros das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, da Grã-Bretanha, William Hague, da Itália, Franco Frattini, além da secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton.

A ONU vai administrar a elaboração do roteiro. Segundo o chanceler italiano,  “o regime de Kadhafi não foi derrotado com a rapidez que se pensava”.

Paralelamente, o conselho formado pelos integrantes da oposição anunciou que vai pedir o acesso a US$ 3 bilhões de fundos de Khadafi que estão congelados em vários países.

“É necessária a coordenação de uma iniciativa política, uma decisão firme sobre a manutenção econômica do Conselho de Transição líbio [integrado pela oposição] e o roteiro para um cessar-fogo e para uma assembleia nacional de reconciliação líbia”, afirmou Frattini.

Durante as discussões, os chanceleres deverão definir também se o roteiro para o cessar-fogo na Líbia incluirá o  fornecimento de meios de autodefesa para a oposição a Khadafi e ajuda humanitária à população.