Cardozo espera que campanha do desarmamento promova forte diminuição nos índices de homicídios

05/05/2011 - 22h30

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma ampla diminuição nos índices de homicídios do país é o que espera o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com a realização da Campanha Nacional de Desarmamento Voluntário de 2011, que ele lança amanhã (6) no Rio. Cardozo chegou na noite de hoje (5) à cidade, para a posse do delegado Valmir Lemos de Oliveira como superintendente regional da Polícia Federal (PF).

“A campanha do desarmamento é fundamental, na perspectiva que todos estudos mostram que ela reduz brutalmente os índices de homicídios. Além disso, propicia uma ampla discussão sobre a questão das armas e da cultura da violência, que infelizmente está impregnada no nosso meio”, disse.

Depois de participar do ato oficial de lançamento da campanha, na parte da manhã, no Palácio da Cidade, ao lado do prefeito Eduardo Paes, Cardozo deverá ir a Volta Redonda, onde acompanha a destruição de cerca de mil armas, fundidas nos fornos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O aço do armamento será vendido e o dinheiro usado no tratamento de vítimas da violência.

Durante a posse do novo superintendente, o ministro da Justiça também comentou a criação de um grupo de trabalho coordenado pelo ministério, visando à Copa de 2014, anunciado hoje pelo ministro do Esporte, Orlando Silva.

“É um grupo especial que vai trabalhar em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, na perspectiva de ter uma ação específica de planejamento e de execução na questão da segurança pública da Copa do Mundo. Será um grupo que vai coordenar todas essas ações”, afirmou.

 

Edição: Aécio Amado