União Europeia pode restabelecer fronteiras temporárias devido à imigração

04/05/2011 - 20h19

Da BBC Brasil

Brasília - A Comissão Europeia, braço executivo da União Européia (UE), propôs nesta quarta-feira (4) restabelecer temporariamente as fronteiras internas do bloco em casos de aumentos "extraordinários" no fluxo de imigrantes ilegais.

A ideia foi apresentada pela comissária de Interior do órgão, Cecilia Malmström, em resposta à atual crise que enfrenta a Itália, devido à chegada de mais de 25 mil imigrantes do Norte da África, desde que começaram as revoltas na região.

A maioria dos estrangeiros é procedente da Tunísia, onde revoltas resultaram na queda do presidente Zine el Abidine Ben Ali, em janeiro passado.

A derrubada de fronteiras internas na Europa foi estabelecida em 1985 com a criação do espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas e bens entre 22 países da UE - exceto Grã-Bretanha, Irlanda, Bulgária e Romênia -, além de Islândia, Noruega e Suíça.

Seus membros só podem decidir impor controles em suas fronteiras internas em casos de “ameaça à segurança e à ordem pública”.