Atentado a comboio do primeiro-ministro da Turquia mata policial e deixa outro ferido

04/05/2011 - 18h21

Da Agência Lusa

Brasília – Um policial foi morto hoje (4) e outro ficou ferido ao tentar proteger o carro onde estava o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Os policiais faziam a escolta de Erdogan durante o percurso para o Norte do país, onde ele iria reunir-se com alguns políticos. Uma granada foi lançada contra o carro dos policiais.

O primeiro-ministro turco seguia para a cidade de Ancara, uma das principais da Turquia. Em pouco mais de mês, no dia 12 de junho, ocorrerão eleições legislativas. De acordo com especialistas, Erdogan reúne qualidades para se manter na atual função.

O primeiro-ministro lamentou a morte do policial e criticou “os terroristas” que “não percebem a democracia”. “Estas mãos covardes, essa mentalidade obscura, aqueles que não são capazes de resolver os problemas nas urnas acreditam que vão conseguir alguma coisa com esses métodos. Mas esta nação não recompensará os terroristas”, disse.

Sem mencionar nomes nem grupos, o primeiro-ministro da Turquia usou um discurso religioso para tratar do assunto. “Ninguém tem o direito de tirar a vida que Deus nos deu”, disse ele, que é muçulmano moderado. Erdogam, que é líder do AKP, afirmou que o partido não se deixará influenciar por este tipo de ataque e “continuará o seu caminho”.