Especialista norte-americano diz que cooperação internacional é o melhor caminho contra o terrorismo

03/05/2011 - 17h55

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Após a morte de Osama Bin Laden, no último domingo (1), o desafio agora é desenvolver a capacidade dos governos na cooperação internacional na área de segurança. A afirmação é do professor de Política e Relações Internacionais da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, John Ikenberry, durante a Conferência Internacional sobre Geopolítica e Segurança na América Latina, promovidas hoje (3) no Rio de Janeiro.

De acordo com Ikenberry, ainda existem muitos desafios de segurança para os Estados Unidos e para a comunidade global, o que tem gerado instabilidade para muitas partes do mundo nos últimos tempos.

“Alguns deles são tradicionais, como a proliferação nuclear, como o perigoso programa da Coreia do Norte. Mas existem outros mais globais, como os problemas do aquecimento global, das pandemias de doenças, de insegurança, escassez de recursos naturais, de energia. Quando nós olhamos para o mundo agora, não é como na Guerra Fria, quando havia uma única ameaça. Agora existem muitas, que vem ao mesmo tempo e provocam instabilidade em muitas partes do mundo”.

Ikenberry disse que os povos islâmicos estão reivindicando direitos e manifestou a esperança de que as nações do Oriente Médio e do Norte da África caminhem para uma postura não antagônica em relação aos países do Ocidente.
 

 

Edição: Rivadavia Severo