Vendas de material de construção se recuperam e crescem 6,5% em abril

02/05/2011 - 16h00

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - As vendas no varejo do setor de material de construção cresceram 6,5% em abril ante março. Na comparação com abril do ano passado, o aumento foi 3%, de acordo com a pesquisa mensal feita pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em parceria com o instituto de pesquisas Ibope. O resultado de abril representa uma ligeira recuperação do setor, que vinha registrando percentuais baixos de crescimento das vendas desde o início do ano.

Segundo o levantamento, os primeiros quatro meses do ano registram crescimento de 2,5% na comparação com o mesmo período de 2010 e, nos últimos 12 meses, de 9,5%. O setor com melhor desempenho foi o de argamassas, que cresceu 8,5%, seguido pela elevação de 6% do setor de cimento. Nenhum setor registrou queda nas vendas.

De acordo com o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, as perspectivas para o setor continuam sendo positivas. “A desaceleração prevista para a economia, nos próximos meses, não deverá afetar substancialmente as vendas de material de construção”.

A estimativa da entidade é fechar o ano com crescimento de 8,5% sobre as vendas de 2010, principalmente por causa do programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida e da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Edição: Vinicius Doria