Escritórios da ONU sediados em Trípoli são saqueados e entidade retira seus funcionários da capital líbia

01/05/2011 - 13h59

Da BBC Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje (1º) que vai retirar todos os seus funcionários estrangeiros da capital líbia, Trípoli, depois que os escritórios da organização no país foram saqueados.

Prédios da ONU e de algumas missões diplomáticas ocidentais teriam sido danificados por grupos a favor do presidente líbio, Muammar Khadafi, depois que um porta-voz do governo disse que um ataque da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) matou o filho mais jovem do líder líbio, Saif Al Arab Khadafi, de 29 anos, e três de seus netos, na noite de ontem (30).

O Ministério do Exterior da Grã-Bretanha anunciou ter expulsado o embaixador líbio do país após a verificação de relatos de que instalações da embaixada britânica na Líbia haviam sido destruídas. Também houve manifestações em frente a representações da Itália e dos Estados Unidos.

A maior parte do corpo diplomático ocidental foi retirada de Trípoli no início da campanha da Otan na Líbia. Segundo o governo líbio, Khadafi e sua esposa também estavam na residência atingida pelo bombardeio da Otan no momento do ataque, na noite de sábado, mas não teriam ficado feridos.

Desde o mês passado, as forças da Otan vêm atuando no país sob um mandato da ONU, que pretende impedir a morte de civis. "Esta foi uma operação direta para assassinar o líder deste país", disse o porta-voz do governo líbio Moussa Ibrahim.

A Otan declarou ter atingido um alvo militar na noite de sábado, mas negou ter como objetivo bombardear indivíduos. De acordo com um porta-voz da aliança militar, Charles Bouchard, o local atingido era um centro de "comando e controle".

Bouchard também disse ter conhecimento de relatos de que integrantes da família de Khadafi teriam sido mortos, mas não quis fazer comentários a respeito.

No âmbito do Conselho de Segurança da ONU, a China e a Rússia questionaram se a aliança está indo além do que estipula a resolução da organização que autoriza "todas as medidas necessárias" para proteger civis na Líbia.

Para o premiê britânico, David Cameron, a política de ataques da Otan está de acordo com a resolução da ONU. "É uma questão de impedir a morte de civis através dos ataques à máquina de guerra de Khadafi, então isso envolve obviamente tanques e armas, lançadores de foguetes, mas também comando e controle", disse.

A notícia da suposta morte de Saif Al Arab Khadafi foi comemorada com salvas de tiros na cidade de Benghazi, reduto dos rebeldes.