Khadafi ocupa canal de televisão para avisar novamente que não deixará o poder

30/04/2011 - 12h12

Da Agência Lusa

Brasília – O presidente da Líbia, Muammar Khadafi, ocupou mais uma vez o espaço da rede estatal de televisão para avisar que não deixará o poder apesar da pressão internacional e das manifestações no país. Khadafi apelou para os governos dos Estados Unidos e da França – que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – negociarem com ele uma saída para a crise na Líbia.

Segundo Khadafi, os “líbios o amam” . “Sou sagrado para o povo líbio, sou um símbolo e um pai para eles”, afirmou ele. “Estamos prontos a negociar com a França e os Estados Unidos, mas sem que sejam impostas condições”, disse.

 “A Otan deve abandonar a esperança de Muammar Khadafi deixar o poder. Não tenho uma função oficial para renunciar a ela. Não deixarei o meu país nem irei me abater”, disse ele durante a cerimônia do centenário de uma batalha dos líbios contra as forças de ocupação italianas no país.

Como em ocasiões anteriores, Khadafi avisou que não pretende abrir mão do poder, nem aceitar condições externas. "Não nos renderemos, mas apelo para que negociem. Se querem o petróleo, faremos contratos com as companhias de vocês. Não vale a pena fazer uma guerra”, disse.

Para o líder, a oposição é formada por “terroristas, que não são da Líbia, mas vindos da Argélia, do Egito, da Tunísia a do Afeganistão”.