Receita não registrou sobrecarregamento dos sistemas no último dia da entrega da declaração do IR

29/04/2011 - 21h26

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Apesar do envio intenso de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física ao longo do dia, a Receita Federal não registrou sobrecarregamento nos sistemas, disse hoje (29) o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni. Segundo ele, mesmo nos momentos de pico, quando 300 mil documentos chegaram a ser enviados por hora.

“A transmissão das declarações não chegou a ocupar mais de 60% dos canais de comunicação”, disse Mazoni. Ele reiterou que os servidores do Serpro estão preparados para lidar com o excesso de sobrecargas.

De acordo com ele, houve menos concentração da entrega de declarações no último dia do prazo neste ano do que em anos anteriores. “No fim da tarde de ontem, também registramos picos de 300 mil declarações por hora, o que compensou em parte o pico de hoje”, avaliou.

Sobre a instabilidade que afetou a página da Receita Federal na internet no fim da manhã de hoje, a secretária adjunta do órgão, Zayda Manatta, afirmou que o problema não afetou a transmissão das declarações, apenas dificultou o download do programa preenchedor do documento. “Quem tinha baixado os programas e preenchido o formulário conseguiu enviar normalmente ao longo de todo o dia”, destacou.

Segundo o último balanço divulgado pela Receita Federal, 23.736.774 contribuintes haviam enviado o documento até as 19h. Neste ano, o órgão espera receber entre 24,3 milhões e 24,4 milhões de declarações.

O prazo para a entrega da declaração acaba às 23h59min59s, horário de Brasília. Os programas para o preenchimento e a transmissão do documento estão disponíveis na página da Receita na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br.

 

Edição: Rivadavia Severo