Caixão de João Paulo II será exposto à visitação antes da beatificação

29/04/2011 - 13h41

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Às vésperas da beatificação, o caixão com o corpo do papa João Paulo II foi exumado hoje (29) e colocado ao lado do de São Pedro, onde ficará até a manhã do próximo domingo (1º), quando ocorrerá a cerimônia. Pela manhã, foi retirada a lápide de mármore do túmulo do papa, e o caixão, que estava intacto,   ficará exposto à visitação.

A cerimônia de exumação foi conduzida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e o secretário particular de João Paulo II, cardeal Stanislaw Dziwisz. No caixão, além da cruz e das armas do pontificado, há uma inscrição em latim identificando João Paulo II e uma  síntese de sua vida - incluindo datas de nascimento (1910) e morte (2005), além dos 27 anos de pontificado.

O diretor da área de imprensa da Santa Fé, padre Federico Lombardi, afirmou que a lápide do túmulo de João Paulo será enviada para Cracóvia, na Polônia, onde ele nasceu. Na cidade polonesa foi escolhida uma igreja onde ficará a lápide.

Lombardi disse ainda que o caixão de João Paulo II permanecerá no piso inferior da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A partir de domingo, depois da cerimônia de beatificação, o caixão será transportado para a área de  “veneração dos fiéis”, em frente ao altar principal. Em seguida, será mantido em uma capela na nave da basílica, próximo à Pietà, de Miguel Ângelo.

No domingo, a cerimônia de beatificação começa às 10h com uma missa rezada por Bento XVI, na Praça São Pedro, no Vaticano. Na segunda-feira (2) ocorrerá uma solenidade conduzida pelo cardeal Tarcisio Bertone.

Poliglota e versátil, João Paulo II foi considerado um dos líderes políticos mais influentes do mundo. No período em que comandou a Igreja Católica visitou mais de 120 países e reuniu-se com líderes religiosos dos mais distintos credos.

Edição: Graça Adjuto