Tempestades e tornados deixam pelo menos 70 pessoas mortas nos Estados Unidos

28/04/2011 - 12h33

Da BBC Brasil

Brasília - Fortes tempestades e tornados atingiram o estado do Alabama, no Sul dos Estados Unidos, e deixaram cerca de 70 pessoas mortas nas últimas 24 horas. Há vários dias o Sul do país sofre com as fortes chuvas e tempestades que destruíram várias casas em outros estados. No Alabama, as chuvas e os tornados começaram ontem (27).

Tuscaloosa, cidade de 83 mil habitantes, foi a mais afetada pelo grande tornado de ontem (27) que deixou um rastro de destruição e ao menos 15 mortos e 100 feridos no local. No estado do Mississippi, pelo menos 11 pessoas morreram em consequência das tempestades. Desde o início da semana, também houve registro de mortes nos estados do Arkansas, da Louisiana, da Geórgia e do Tennessee.

Os governadores do Alabama, do Arkansas e do Tennessee declararam estado de emergência.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprovou ontem uma ajuda emergencial para o Alabama, incluindo assistência para buscas e resgate.

Num comunicado divulgado ontem, Obama disse que os serviços de meteorologia vão continuar monitorando a ocorrência de tempestades e que o governo está a postos para ajudar a população do Alabama e a todos os cidadãos afetados pelas tempestades.

Desde o início do mês, o Sul dos Estados Unidos vem sofrendo com as tempestades. Há duas semanas, 47 pessoas já haviam morrido após a passagem de tempestades pelos estados de Oklahoma e Carolina do Norte.