Receita descobre, na Baixada Fluminense, escritório de contabilidade que fraudava restituições do Imposto de Renda

28/04/2011 - 17h56

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Receita Federal desarticulou hoje (28) uma quadrilha especializada em fraudar declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física para a obtenção de restituições indevidas. Em nota, a Receita informou que a Operação Triplo S, feita em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, foi fruto de seis meses de investigações do setor de inteligência do Fisco, que identificou indícios de que um escritório de contabilidade, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, agia como uma verdadeira fábrica de restituições fraudulentas.

O levantamento da Receita Federal indica que a quadrilha enviou quase 7 mil declarações desde 2009. Nesta quarta-feira (27), com a proximidade do fim do prazo de entrega das declarações relativas ao exercício de 2010, a quadrilha encaminhou à Receita, via internet, 111 declarações.

Segundo a Receita Federal, cinco pessoas trabalhavam no escritório de contabilidade e agiam em conluio na elaboração das declarações. Todos serão investigados e poderão responder pelo crime de formação de quadrilha.

Edição: Vinicius Doria