Patriota diz que Brasil tem interesse em ajudar na reconstrução do Haiti

28/04/2011 - 15h54

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro  – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (28) que o Brasil tem interesse em continuar a ajudar na reconstrução do Haiti. Pela manhã, Patriota teve um encontro com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno, para tratar do assunto, num hotel na zona sul do Rio.

“Queremos concentrar esforços no Haiti tão logo o novo governo assuma, no dia 14 de maio, e contribuir em áreas como reconstrução e desenvolvimento, e o BID é um parceiro muito importante neste processo”, disse Patriota que está no Rio para participar do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que ocorre até amanhã (29).

Mais cedo, ele esteve com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com o governador do estado, Sérgio Cabral, e com o prefeito, Eduardo Paes, para discutir os preparativos para o evento Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável marcada para os dias 4, 5 e 6 de junho de 2012.

À tarde, Patriota participará de um debate sobre o papel da América Latina no sistema de governança global. “Acreditamos que a década passada mostrou que a América Latina demonstrou muita vitalidade, seja econômica, quando conseguimos sair da crise de 2008 relativamente bem, seja social, diminuindo as desigualdades e encontrando fórmulas de progredir nessa área. Estamos satisfeitos com a oportunidade de ver o que já alcançamos e poder vislumbrar os desafios futuros também.”

Edição: Lílian Beraldo