Na reta final do prazo, cerca de 4 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do IR

28/04/2011 - 18h58

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A 30 horas do fim do prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, pouco mais de 4 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento. A Receita Federal recebeu, até as 17h de hoje (28), 19.958.672 milhões de declarações.

O número equivale a 83,16% do total de declarações esperadas neste ano (24 milhões). Nas últimas oito horas, cerca de 1,3 milhão de contribuintes entregaram o documento.

A Receita garantiu que não haverá prorrogação do prazo. O Fisco lembra ainda que a transmissão das declarações estará suspensa da 1h às 5h desta sexta-feira, como ocorre, todos os dias, desde o início do prazo de entrega.

As declarações só podem ser preenchidas por meio de aplicativo próprio, disponível na página da Receita na internet. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada ao Fisco por meio de outro aplicativo, conhecido como Receitanet.

O contribuinte pode ainda optar por entregar a declaração em disquete, nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, desde que obedeça ao horário de funcionamento de cada agência.

A multa mínima para quem não entregar a declaração no prazo é R$ 165,74 e a máxima corresponde a 20% do imposto devido.


Edição: Lana Cristina