Para indústria de base, há tempo até a Copa para resolver problemas dos aeroportos

26/04/2011 - 16h24

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O anúncio oficial de que o governo vai abrir para a iniciativa privada a concessão de serviços em aeroportos brasileiros deixou o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib), Paulo Godoy, convicto de que há tempo suficiente para que boa parte dos gargalos aeroportuários do país seja resolvida.

“Ainda há tempo para resolver os problemas dos a eroportos e a presidenta [Dilma Rousseff] foi enfática ao dizer que resolverá isso não só para a Copa de 2014, mas para acabar com os entraves que bloqueiam o desenvolvimento dos negócios, do turismo e da circulação de pessoas nos aeroportos. Isso é mais importante do que a Copa”, disse Godoy à Agência Brasil, hoje (26), após participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto (CDES).

De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o governo federal já definiu os critérios que serão adotados para a concessão de serviços nos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), e Brasilia. Palocci adiantou, ainda, que os estudos para que o mesmo ocorra nos aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ) também deverão avançar, a pedido da presidenta Dilma Rousseff.

“É o que achamos que deveria prevalecer. O governo já está dando o sinal de que esses três importantes aeroportos terão regime de concessão e isso é o começo. O mais importante é a sinalização que foi dada. Esse é o único caminho, porque cria o mecanismo. Depois, na sequência, serão outros aeroportos menores, regionais”, comentou Godoy.

Edição: Vinicius Doria