Moreira Franco nega ter exigido mudança do Conselhão para a Secretaria de Assuntos Estratégicos

26/04/2011 - 15h48

Daniel Lima, Luciana Lima, Pedro Peduzzi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O secretário de Assuntos Estratégicos, ministro Moreira Franco, abriu hoje (26) a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje transferiu o chamado Conselhão da Secretaria de Relações Institucionais para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), ambas da Presidência da República.

Após a reunião, Moreira Franco negou que a transferência do conselho para a SAE tenha sido uma exigência sua para permanecer no governo. “Primeiro, eu não faço política desta maneira. Segundo, eu sou ministro da Presidência da República. E ministro não faz exigências desta ordem”, disse.

De acordo com Moreira Franco, a decisão de transferir o Conselhão para a SAE foi tomada há muito tempo pela Presidenta Dilma Rousseff . “Tanto é que esta reunião nós abrimos juntos”, afirmou.

Moreira Franco destacou ainda que que não haverá mudanças, pois o conselho tem um grande ativo: sua composição, que abrange vários setores da sociedade. “Esse é o grande patrimônio. O ativo dele. O conselho é um órgão de reflexão, de pensamentos e produção de ideias. A agenda está dada pela presidenta pelo discurso, que fez”, enfatizou.

Edição: Nádia Franco