Sobe para 12 número de mortos no RS por causa das chuvas

24/04/2011 - 13h22

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - Já chega a 12 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul neste feriado prolongado de Páscoa. Segundo a Defesa Civil estadual, cerca de 36,5 mil pessoas foram afetadas nas dez cidades mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias.

Sete pessoas morreram na madrugada de sábado (23), quando um deslizamento de terra atingiu casas de um bairro de Igrejinha, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Os corpos estão sendo velados no Parque Almiro Grings. Antes de sobrevoar, hoje (24), as áreas afetadas do estado, o governador Tarso Genro foi ao velório prestar solidariedade aos amigos e parentes das vítimas. No local, Genro afirmou que a tragédia foi  imprevisível.

As outras cinco mortes foram registradas em Novo Hamburgo (três), Sapucaia do Sul (uma) e Fazenda Vila Nova (uma).

De acordo com Defesa Civil estadual, desde o início do mês, 23 prefeituras já haviam decretado situação de emergência. Só ontem (23), foram cinco: Santa Cruz do Sul, Teutônia, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí e Pareci Novo. E 27 cidades estão em estado de atenção.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), embora tenha parado de chover em praticamente todo o estado neste domingo, até as 24 horas de hoje, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de novas chuvas, de moderadas a fortes, com rajadas de vento ocasionais. Além disso, nesta madrugada, foram registradas as temperaturas mais baixas do ano no estado. Em Bagé, por exemplo, o dia começou com frio de 4,9 graus centígrados.

Edição: Vinicius Doria