Reparo em tubulação na zona norte do Rio é concluído, mas população deve continuar a economizar água

24/04/2011 - 16h14

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O reparo na tubulação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro, que se rompeu na manhã de ontem (23) inundando dezenas de casas na zona norte da capital fluminense, foi concluído na madrugada de hoje (24), mas o abastecimento só deve estar totalmente normalizado amanhã (25).

“O serviço foi concluído em menos de 15 horas porque temos disponibilizado equipes especiais de plantão para agilizar reparos de emergência em feriados. Isso pode ser considerado um tempo recorde, já que a ocorrência foi muito significativa, em uma adutora com 1,75 metro [de diâmetro]. Normalmente esse trabalho demoraria de 96 a 120 horas”, afirmou o presidente da empresa, Wagner Victer.

Segundo Victer, as obras para a construção de um viaduto próximo ao local podem ter provocado o rompimento. Ele estima em 1 milhão de litros o volume que vazou e recomenda que os moradores de Tomás Coelho, onde ocorreu o rompimento, e de bairros vizinhos, como Madureira, Irajá, Olaria e Penha, todos na zona norte, continuem economizando água nas próximas 24 horas.

O presidente da Cedae informou, ainda, que funcionários do setor patrimonial foram ao local para verificar os estragos e cadastraram 16 imóveis que devem receber ressarcimento de prejuízos, como a perda de móveis e eletrodomésticos.

De acordo com a companhia, a adutora rompida é responsável pelo abastecimento de 15% da região metropolitana do Rio. Uma parte danificada da tubulação foi removida e levada para um laboratório para identificar o motivo do acidente.

 

 

Edição: Rivadavia Severo