Exposição no Masp mostra depoimentos sobre a existência humana em 78 países

23/04/2011 - 14h34

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As diferentes opiniões do ser humano sobre temas como família, religião, dinheiro e guerra levaram o fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand a montar a videoexposição 6 Bilhões de Outros. A mostra está em cartaz até o dia 10 de julho no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

O fotógrafo reuniu 11 horas de depoimentos colhidos em 78 países. Durante cinco anos, foram ouvidos 5,6 mil homens e mulheres de diversas etnias, idades, profissões, religiões, posições política. Eles responderam a 40 perguntas iguais sobre questões ligadas à existência humana.

As pessoas entrevistadas olham diretamente para a câmera. Segundo o autor, essa é uma forma de aproximá-las do público, com o objetivo de fazer o ser humano foco do espetáculo. “A exposição é muito importante. Vocês vão entender que todas as pessoas que falam aqui são vocês falando. O que é interessante desse projeto é entender que somos todos diferentes e ao mesmo tempo somos uma só pessoa”, destaca o autor.

No site www.6bilhoesdeoutros.org, as pessoas podem ter mais informações sobre a mostra e responder às mesmas questões feitas aos personagens que aparecem no vídeo.

Edição: Talita Cavalcante e Juliana Andrade