Ipem-RJ constata problemas de peso em bombons comercializados para a Páscoa

20/04/2011 - 19h10

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os consumidores de ovos de Páscoa e bombons de chocolate devem ficar atentos, principalmente, ao peso do produto. A orientação é Cesar Generine, diretor de Metrologia Legal do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ). “O consumidor deve verificar o peso líquido que está na embalagem. E qualquer dúvida, é só telefonar para a Ouvidoria do Ipem, no número 0800 282 30 40, ou enviar um e-mail para ouvidoria@ipem.rj.gov.br”.

A Operação Páscoa do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) já analisou 17 marcas das 1.546 ovos de Páscoa recolhidos no comércio fluminense e encontrou irregularidades em oito produtos. Já em relação aos bombons, das 362 unidades de seis marcas examinadas, 31 apresentaram problemas no peso. Cesar Generine disse que, apesar disso, as irregularidades vêm diminuindo a cada ano. “No ovo de Páscoa, a gente não tem encontrado muito erro”. Já em relação aos bombons, os problemas persistem”.

Para o diretor do Ipem, é preciso, também, estar atento à existência de certificação do Inmetro, que deve constar da embalagem externa do produto, principalmente se tratando de ovos de Páscoa que contenham brinquedos, alertou. “Quando tiver brinquedo no ovo, normalmente, tem que trazer o selo Inmetro, porque o brinquedo tem que ser certificado”. Informou, entretanto, que não foi observado problema em nenhum produto desse tipo analisado no laboratório do Ipem-RJ.

As equipes do instituto fiscalizaram também os pescados comercializados para a Páscoa em dois mercados de Niterói. “O resultado foi que nós apreendemos três balanças”, disse César Generine. Os proprietários dos boxes autuados terão dez dias para se defenderem. Caso contrário, poderão sofrer multas que vão até 60 salários mínimos. A recomendação é que o consumidor tenha cautela quando for adquirir pescados, principalmente nessa época do ano. “O consumidor tem que observar se a balança está saindo do zero. Se não estiver saindo do zero, já é um indício de que não está certa [a conduta]”.

Generine alertou que o consumidor deve verificar também se a balança está em local visível. “Balança muito escondida, a gente proíbe. É bom ele [consumidor] ficar de olho e pedir para pesar o produto na sua frente. Esses são os cuidados que ele deve tomar”. Outra dica é que se o vendedor pesar o produto em bandejas, o peso desse item deve ser descontado do peso final do pescado.

 

Edição: Aécio Amado