Rio paga terceira parcela do aluguel social às famílias que perderam casas na região serrana

18/04/2011 - 13h20

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Começou a ser paga hoje (18) a terceira parcela do aluguel social às vítimas das chuvas de janeiro na região serrana fluminense. Cerca de 6.500 famílias cadastradas pelas prefeituras da região, sob supervisão do governo do estado, recebem o auxílio em conta-corrente, com cartão magnético. Os recursos destinados pelos governos federal e estadual para o pagamento do aluguel social somam R$ 41 milhões.

De acordo com o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, com o auxílio do aluguel social grande parte das famílias que estavam em abrigos já conseguiram um local para morar. “Essa ação cumpre duas funções sociais: o apoio às famílias desabrigadas na linha de pobreza extrema e a desocupação de equipamentos comunitários usados provisoriamente como abrigos”, disse.  

Duas mil famílias, cadastradas no programa aluguel social e também incluídas no Bolsa Família, classificadas na linha de pobreza extrema, começaram a receber, no dia 24 de março, kits de móveis e eletrodomésticos. Os kits são compostos por geladeira, fogão, televisão, panelas, cama, um colchão de casal e dois de solteiro.

Das 8 mil pessoas que perderam suas residências e estavam em 140 abrigos nas cidades serranas, cerca de 500 ainda estão desalojadas, a maioria em Teresópolis e Nova Friburgo. A Secretaria de Asssistência Social mantém contato com as prefeituras para o acompanhamento das famílias que ainda estão nos abrigos e das que foram para as suas novas casas.

Edição: Graça Adjuto