Justiça egípcia ordena dissolução do partido do presidente deposto

16/04/2011 - 16h55

Da BBC Brasil

Brasília – A Justiça do Egito determinou que o Partido Democrático Nacional (PDN), antigo partido do ex-presidente Hosni Mubarak, seja dissolvido e tenha todos os seus bens apreendidos pelo governo. A ordem da Corte Suprema Administrativa atende a uma das exigências das manifestações que culminaram com a queda de Mubarak em fevereiro. Não foram divulgados os detalhes da decisão.

O PDN dominava a política egípcia desde a sua criação, em 1978, por Anwar Sadat, antecessor de Mubarak.

O líder derrubado nas recentes ondas de protestos ficou mais de 30 anos no poder e agora está detido em um hospital em estado de saúde debilitado. Ele será interrogado pelos investigadores egípcios por acusações de corrupção.

Seus dois filhos, ministros de seu governo e várias autoridades de seu período no poder também terão de enfrentar acusações de crimes públicos.

O ex-presidente e sua família estão proibidos de deixar o país.

Em uma mensagem gravada no domingo, Mubarak quebrou o silêncio de quase dois meses, dizendo que sua reputação e a de seus filhos havia sido prejudicada e que ele lutaria para limpar o nome da família.

Desde que deixou o poder, o ex-presidente passou a viver em Sharm El-Sheikh e vem adotando uma postura discreta desde então, evitando declarações em público sobre a situação atual do país.