Equipamento indica local onde podem estar operários soterrados em pedreira

15/04/2011 - 21h54

Bruno Bocchini

Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Um equipamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) indicou hoje (16) o local onde podem estar os dois operários soterrados na manhã da última terça-feira (12) na Pedreira Santa Tereza, na cidade de Santos. A área não coincide exatamente com a indicada pelos cães farejadores do Corpo de Bombeiros.

O equipamento consegue realizar a magnetometria, que permite localizar materiais metálicos sob as rochas. De acordo com o IPT, a opção por usar o dispositivo ocorreu porque operários soterrados estavam dentro ou perto de máquinas no momento do desabamento. A interpretação dos sinais do equipamento, concluída na tarde de hoje, apontou uma região com anomalias, provavelmente associada à presença de máquinas enterradas.

Para chegar até o local, cerca de 30 pessoas, entre técnicos da empresa Max Brita Comercial, que explora a pedreira, bombeiros, técnicos da Defesa Civil, do IPT e do Instituto Geológico, continuam trabalhando em duas frentes. Parte da equipe usa escavadeiras hidráulicas especiais para chegar ao local indicado do acidente por terra. Outra frente busca alcançar os trabalhadores por meio das pedras que desmoronaram.

Na manhã de terça-feira, cerca de 50 mil toneladas de rocha desmoronaram e atingiram quatro operários da empresa. Dois deles escaparam com vida do acidente. O resgate dos desaparecidos é difícil porque o local está sujeito a novos desmoronamentos.

Edição: João Carlos Rodrigues