Atividades de finanças e telecomunicações são principais clientes de produtos e serviços de TI no Brasil

15/04/2011 - 11h08

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As atividades de finanças e telecomunicações foram os principais clientes de produtos e serviços de tecnologia da informação (TI) no país em 2009, respondendo por um quarto do mercado. Segundo a Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI) 2009, divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de finanças respondeu por 18,3% dos pedidos desses produtos. O setor de telecomunicações demandou 10,0%.

O setor de serviços como um todo, que inclui as atividades de finanças e telecomunicações, respondeu por 51,8% do mercado consumidor de TI, seguido pelo setor público (18,2%), indústria (12,9%), outros segmentos (11,7%) e comércio (5,4%).

“Finanças e telecomunicações são setores intensivos em tecnologia. O setor financeiro, em especial, é altamente demandante porque é um mercado globalizado e as transações são feitas em segundos. Neste setor, a velocidade é um diferencial”, disse o pesquisador Roberto Saldanha.

A pesquisa analisou 2 mil empresas com mais de 20 funcionários no país. Entre elas, no que se refere à diversificação, 89,1% desenvolvem até quatro produtos. Apenas 10,9% desenvolvem cinco ou mais produtos. No que se refere à receita, 55,8% dessas empresas têm receita de até R$ 5 milhões. Apenas 11,1% têm receita superior a R$ 30 milhões.
 

 

Edição: Lílian Beraldo