Presidente do Timor critica sugestão de manter tropas estrangeiras no país até 2020

14/04/2011 - 13h17

Da Agência Lusa

Brasília - O presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, disse hoje (14) que o prazo máximo para as tropas australianas permanecerem no país será 2012. Horta rechaçou a recomendação feita pelo instituto australiano de estratégia, denominado Australian Strategic Policy Institute, para que militares ficassem até 2020. Para o presidente, a situação no Timor Leste é “positiva”.

Por decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em comum acordo com a Missão das Nações Unidas (Unmit), as tropas estrangeiras serão retiradas do Timor Leste em 2012, depois das eleições presidenciais.

“Hoje são menos de 500 homens e mulheres na Força de Estabilização Internacional, e apenas duas companhias são operacionais. As outras são de serviços de apoio e isso mostra que a situação é de calmaria no Timor Leste”, afirmou o presidente.

Porém, Ramos-Horta admitiu que há aspetos a melhorar no Timor Leste, especialmente nas áreas de forças policiais e militares. Mas, segundo ele, esses esforços devem partir do Estado. “Acredito que, no decorrer deste ano, vamos consolidar ainda mais a reforma das instituições de defesa e segurança, modernizá-las e profissionalizá-las”, disse.

Com menos de 12 anos como país independente e pouco mais de 1 milhão de habitantes, o Timor Leste ainda busca sua reestruturação. Segundo Ramos-Horta, a tensão no campo político é “quase inexistente”. Mas ele lembrou que no próximo ano, quando ocorrem eleições presidenciais, o clima eleitoral pode provocar mudanças.

Pelo relatório do Australian Strategic Policy Institute, o ideal é manter os militares australianos no Timor Leste até 2020, contrariando avaliações das entidades políticas timorenses. O assunto será tema de uma reunião amanhã (15) das autoridades do Timor Leste com o ministro da Defesa da Austrália, Stephen Smith.