Programa de inclusão digital do Ministério da Pesca vai beneficiar pescadores de Paraty

13/04/2011 - 17h27

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O programa de inclusão digital do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) inaugurou hoje (13) o Telecentro de Pesca-Maré, que vai beneficiar cerca de 640 famílias de pescadores e aquicultores no município de Paraty, no litoral sul fluminense. 

O superintendente do ministério no estado do Rio de Janeiro, Jayme Tavares, informou que o pescador vai poder acessar todos os programas do Ministério da Pesca por meio do telecentro, além de fazer cursos educativos e de capacitação profissional à distância. “Vai poder utilizar o instrumento digital como uma ferramenta que a maioria do povo brasileiro já usa e ele não, por falta de acesso”. A meta é, também, facilitar a qualificação de jovens das comunidades de pescadores.

Para o diretor da Colônia de Pescadores Z18, de Paraty, Júnior Alvarenga dos Santos Conceição, o telecentro vai favorecer o desenvolvimento da atividade na região. “Tudo que for em benefício do pescador, para a gente é bom. Porque o setor carece de investimentos e de parcerias. Quanto mais pessoas estiverem dispostas a ajudar o setor, a colônia vê com bons olhos”. A Colônia Z18 tem cerca de 3 mil pescadores.

O telecentro conta com dez computadores ligados à internet com tecnologia multimídia, que engloba impressora, tela de projeção, home theater (cinema em casa) e data show (projetor). Não há custo para as comunidades de pescadores e aquicultores locais.

O projeto é fruto de parceria com o Ministério das Comunicações, por meio do programa de inclusão digital do órgão (Gesac), que leva internet em banda larga a telecentros de todo o país desde 2002.

A administração da unidade de Paraty será feita pela prefeitura municipal. Um conselho gestor, integrado pelas associações de pescadores e aquicultores, MPA e prefeitura, fará avaliações periódicas do funcionamento do telecentro, informou Jayme Tavares.

O Ministério da Pesca e Aquicultura pretende inaugurar ainda este ano, no estado do Rio de Janeiro, os telecentros de Niterói e São Gonçalo, dentro do projeto Telecentro Maré. Pelo programa nacional de telecentros, também está prevista a instalação de telecentros nos municípios fluminenses de Casemiro de Abreu, Macaé e Magé.

Edição: Vinicius Doria