União Europeia congela bens e proíbe vistos de 32 iranianos acusados de violação de direitos humanos

12/04/2011 - 16h07

Da Agência Lusa

Brasília - A União Europeia (UE) determinou hoje (12) o congelamento dos bens e a proibição de concessão de vistos de 32 cidadãos iranianos. Os iranianos são acusados de envolvimento em atos de violação dos direitos humanos. A medida foi aprovada durante uma sessão dos ministros das Relações Exteriores dos 27 países que compõem o bloco, em Luxemburgo.

Os 32 iranianos, segundo a União Europeia, mantêm vínculos com o Sistema Judiciário do Irã. O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, disse que os iranianos punidos são responsáveis diretos ou indiretos pela repressão de ativistas dos direitos humanos e de opositores ao regime do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Em março, a exemplo dos Estados Unidos, a União Europeia impôs sanções aos acusados de envolvimento em atos de repressão no Irã. As medidas atingiram ministros e o líder da Guarda da Revolução, Mohammad Ali Jafari.

Na ocasião, em nota, a União Europeia informou estar “profundamente preocupada pelo fato de a situação dos direitos humanos [no Irã] continuar a se deteriorar”. Por determinação do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o Irã será investigado por denúncias de violação de direitos humanos. A ordem foi definida no mês passado e contou com a aprovação do governo do Brasil.

Edição: Vinicius Doria