Filho de Khadafi afasta a hipótese de o pai deixar o poder

12/04/2011 - 9h15

Agência Lusa

Brasil – A renúncia e qualquer negociação para deixar o poder envolvendo o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, estão afastadas. O aviso foi dado por Seif Al Islam, um dos filhos do líder líbio.

Islam disse que é “verdadeiramente ridículo” considerar a saída do seu pai do governo e que a França cometeu um “erro histórico” ao atacar a Líbia.

[Khadafi] não quer controlar tudo. Tem uma idade avançada [68 anos]. Nós queremos uma nova elite, uma elite de jovens que governem o país, que gerenciem os assuntos locais. Queremos sangue novo, mas falar da saída do guia é verdadeiramente ridículo”, disse Seif Al Islam.

Segundo Islam, a França, um dos primeiros governos a defender a intervenção militar na Líbia, cometeu um “erro histórico”. “Em meio aos inúmeros projetos em curso na Líbia, [o presidente francês, Nicolas] Sarkozy era o aliado mais próximo da Líbia e, por consequência, não tinha razão alguma para provocar um conflito entre a Líbia e a França. É um erro histórico”, disse.

Islam acusou ainda o governo do Catar de “ter conseguido vender” à França e ao Reino Unido “a ideia de que o regime líbio era um bolo que se podia partilhar, que o petróleo líbio podia ser partilhado”.

Em seguida, Islam acrescentou que “a França não se beneficiará em um euro desta guerra que é feita na Líbia", garantindo que a França perde com esta situação de caos.