Discussão sobre referendo do desarmamento é bem-vinda, diz ministro

12/04/2011 - 18h12

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A discussão sobre o novo referendo do desarmamento é muito “bem-vinda”, afirmou hoje (12) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Nesta terça-feira, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), apresentou a líderes da Casa proposta para fazer um novo plebiscito sobre o tema no país.

Durante a reunião, os líderes partidários no Senado decidiram acelerar a tramitação de um projeto de decreto legislativo prevendo um plebiscito, no primeiro domingo (2) de outubro, sobre a continuidade da comercialização de armas de fogo no país.

Para Cardozo, a discussão do desarmamento é de vital importância para o país. Ontem (11), ele anunciou a antecipação da campanha nacional do desarmamento para o dia 6 de maio. “Sempre que conseguimos fazer boas campanhas, o nível de violência cai. O Congresso Nacional conduzirá [a proposta de um novo referendo] de acordo com a sua autonomia e da maneira que julgar cabível essa proposta do presidente do Senado.”

A nova campanha do desarmamento será implementada por um conselho, formado por representantes do governo federal e da sociedade civil. “Vamos tocar a campanha do desarmamento dentro daqueles termos que sempre fizemos, procurando ampliá-la, envolver a sociedade civil”, disse o ministro à Agência Brasil.

A reunião do conselho está marcada para a próxima segunda-feira (18). Além de organizações da sociedade civil, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional de Segurança Pública e o Conselho Nacional do Ministério Público deverão integrar o conselho.

Edição: João Carlos Rodrigues