Forças leais ao opositor do presidente da Costa do Marfim conseguem prendê-lo

11/04/2011 - 12h35

Da Agência Lusa

Brasília - O atual presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, foi preso pelas forças leais ao sucessor dele, Alassane Ouattara. Gbagbo foi retirado da residência oficial, em Abidjan, e levado até  o Hotel Golf – que é o quartel-general de Ouattara na capital do país. As informações foram confirmadas pela Embaixada da França na Costa do Marfim.

“Laurent Gbagbo foi detido pelas Forças Republicanas da Costa do Marfim e conduzido ao Hotel Golf”, disse Jean-Marc Simon. Um porta-voz de Ouattara confirmou que Gbagbo e a mulher dele estão no hotel.

Apesar das eleições, realizadas em 28 de novembro, terem confirmado Ouattara como vitorioso, Gbagbo resiste em abrir mão do poder. O atual presidente da República disse não reconhecer os resultados das eleições presidenciais. Os embates entre os dois grupos políticos, segundo estimatitvas de entidades de direitos humanos, geraram pelo menos 800 mortos.

A prisão de Gbagbo ocorreu depois de mais um ataque das forças das Nações Unidas e da França contra a residência oficial onde ele e a família estavam abrigados.  Há quatro meses, a Costa do Marfim está em clima de guerra.