Exposição leva réplicas de dinossauros às capitais do país

10/04/2011 - 19h20

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Está em Brasília a exposição Mundo Jurássico, que traz 22 réplicas em tamanho real de dinossauros encontrados na Ásia, América, África e Europa. Voltada para o público infantil, a mostra traz espécies que têm feito sucesso em desenhos e filmes temáticos, como o Tricerátopo, o Espinossauro, o Estegossauro e o Alossauro. Há ainda cópia do voador Quetzalcoatlus, encontrado na América do Sul.

“São as espécies que mais estão em evidência e que mais atraem a criançada”, explica o gerente da exposição, Guilherme Augusto Jorge.

As atrações que mais impressionam, contudo, são os Tiranossauro Rex. Um deles, montado em tamanho real do dinossauro na idade adulta, tem 7 metros de altura e 14 metros de comprimento. O outro, um esqueleto na entrada da exposição, reproduz os fósseis como são encontrados.

“A visita é guiada e um monitor explica cada detalhe dos dinossauros, como o período em que viveram, onde foram encontrados e o que comiam”, explica Jorge.

Os bonecos têm estrutura metálica com funções eletrônicas e acabamento em borracha, que conferem mais realidade aos rugidos e movimentos de cabeça, cauda e patas. As réplicas são baseadas nas presentes em parques da Disney World.

A exposição foi idealizada no México e as cópias dos dinossauros foram produzidas na China. Ela está em Brasília desde a última terça-feira (5) e já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Belém e Manaus. Ainda não há previsão de quando a exposição deixará a capital do país, mas já há negociações para que siga para Goiás e Minas Gerais.

A visitação, de terça-feira a a sexta-feira, tem recebido público médio de mil pessoas por dia. A entrada inteira custa R$ 40 durante a semana e R$ 50 aos sábados, domingos e feriados. Crianças, professores, pessoas com mais de 60 anos e adultos acompanhados de uma criança pagam meia-entrada.

A organização da exposição também faz parcerias com escolas para visitas agendadas a preços promocionais.

 

Edição: Andréa Quintiere