Mostra em São Paulo coloca em debate os últimos dez anos do cinema brasileiro

09/04/2011 - 13h55

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – Os últimos dez anos do cinema nacional serão colocados em debate a partir desta semana no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (CCBB). A mostra Cinema Brasileiro: Anos 2000, 10 Questões pretende discutir a nova estética do cinema brasileiro e a consolidação das tecnologias digitais na produção dos filmes.

De acordo com Eduardo Valente, um dos curadores da mostra, a “explosão” da produção nacional na última década, impulsionada pelas tecnologias digitais, estará no centro dos debates. "O digital permite um outro tipo de estética, permite um outro tipo de estrutura de produção. Isso é um pouco a base que produz as características principais do período, que a gente vai discutir nessas dez questões”, explica. Na década de 90, o país produziu cerca de 300 filmes. Nos últimos dez anos, foram realizadas aproximadamente 900 produções, três vezes mais.

A mostra exibirá cerca de 60 títulos nacionais de diretores que estrearam em longa metragem na década, como José Eduardo Belmonte, Marcelo Gomes, Beto Brant e Cláudio Assis, e veteranos, como Rogério Sganzerla, Andrea Tonacci, Julio Bressane e Carlos Reichenbach. A curadoria dos filmes ficará a cargo dos críticos Eduardo Valente, Cléber Eduardo, e do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) João Luiz Vieira.

Cada um dos dez debates terá a presença de dois convidados atuantes na crítica e teoria de cinema no Brasil, como Cássio Starling Carlos, José Geraldo Couto, Sheila Schwartzman e Esther Hamburger, em São Paulo, e Hernani Heffner, Pedro Butcher, Consuelo Lins e Cezar Migliorin, no Rio de Janeiro.

A mostra ocorrerá em São Paulo de 13 de abril a 1º de maio e, no Riode Janeiro, de 26 de abril a 8 de maio, no CCBB.

 

Edição: Lílian Beraldo