Mantega diz que medidas do governo impediram que dólar caísse ainda mais

07/04/2011 - 22h44

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (7) que as medidas adotadas pelo governo impediram uma valorização ainda maior do real ante o dólar. Segundo ele, se o governo não tivesse agido, a cotação da moeda americana poderia ter chegado a R$ 1,45.

Um dia após o governo anunciar que bancos e as empresas que pegarem dinheiro emprestado no exterior por menos de dois anos pagarão Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6% , a moeda americana teve uma nova queda e chegou a R$ 1,59.

“Não é uma briga fácil, é uma situação complicada pelo apetite que há sobre o Brasil. O que fazemos é moderar esse apetite”, afirmou Mantega. “Se tivéssemos deixado ao sabor dos preços de mercado, o dólar tinha mergulhado no Brasil.”

Segundo o ministro, a situação se agrava porque as economias da Europa e dos Estados Unidos estão fazendo grande emissões de moeda. “Uma das bases desse problema é que estão emitindo muito dólar nos Estados Unidos e euro na União Europeia. Esse dinheiro não tem para onde ir.”

Mantega ressaltou, no entanto, que o governo continuará atuando para “retardar” a valorização do real. “Não existe limite para as medidas que vamos tomar e continuaremos tomando para impedir que haja esse exagero.”

Edição: João Carlos Rodrigues