Técnicos injetam gás para prevenir explosões em reator no Japão

06/04/2011 - 19h53

Da BBC Brasil

Brasília - Técnicos da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, começaram nesta quarta-feira (6) a injetar nitrogênio no reator número 1 da instalação com o objetivo de prevenir novas explosões provocadas pelo acúmulo de hidrogênio no local.

Os seis reatores da usina foram danificados pelo terremoto e pelo tsunami que atingiu o país no dia 11 de março. A catástrofe causou uma pane no sistema de resfriamento dos reservatórios de combustível nuclear, e as tentativas de resfriar as instalações foram interrompidas diversas vezes por explosões causadas pelo volume de hidrogênio em três dos reatores.

Segundo o porta-voz da Agência Nuclear do Japão, Makoto Watanabe, o processo de injetar o nitrogênio pode demorar dias até ser concluído.

Evitar novas explosões é uma prioridade para os funcionários, já que elas podem espalhar mais material radioativo no ar e aumentar os danos nos reatores.

Horas antes do início da operação de injeção de nitrogênio, os funcionários da usina conseguiram interromper o vazamento de água altamente radioativa para o Oceano Pacífico.

A Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que opera a usina, disse ter usado agentes químicos para solidificar um lamaçal perto de uma rachadura no reator 2, que foi identificada como a fonte do vazamento.