Procon do Rio intima Light para explicar explosões em galerias subterrâneas

05/04/2011 - 19h22

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Procon do Rio de Janeiro (Procon-RJ) intimou hoje (5) a distribuidora de energia Light a apresentar explicações, em dez dias, sobre os problemas na rede subterrânea, que têm resultado em explosões. O coordenador estadual do Procon-RJ, Carlos Alberto Cacau de Brito, afirmou que, se as respostas da empresa forem evasivas, poderá ser multada em até 3 milhões de Ufirs (unidades fiscais de referência), que correspondem a R$ 6,4 milhões.

“A Light não tem dado a devida atenção a esse assunto. Hoje, segundo a própria empresa, há mais de 130 bueiros que poderão estourar a qualquer momento, trazendo consequências gravíssimas não só na área econômica, mas de saúde das pessoas.” Cacau de Brito explicou que o objetivo do Procon é fazer a Light tomar as medidas cabíveis para evitar que outros episódios semelhantes aconteçam.

“Nós achávamos que a Light iria, já no primeiro caso, tomar as medidas cabíveis, mas percebemos que isso não aconteceu. Devido a esse descaso, o Procon resolveu notificar para que ela possa dizer o que está fazendo em garantir a segurança da população.”

O último acidente envolvendo explosão em galerias subterrâneas de energia aconteceu na sexta-feira (1), quando uma tampa pesando uma tonelada foi arremessada para o alto e atingiu um táxi, deixando cinco feridos em Copacabana, na zona sul da cidade. A Light informou que recebeu a notificação do Procon e que prestará esclarecimentos ao órgão.

Edição: Vinicius Doria