Embrapa vai a escolas de todo o país mostrar site desenvolvido para levar ciência a crianças

05/04/2011 - 17h31

Da Agência Brasil

Brasília – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou hoje (5), numa escola de Brasília, o site Contando Ciência na Web, voltado para o público infantojuvenil de 6 a 12 anos.

Nesta primeira semana de abril, mês de comemoração do aniversário da Embrapa, a empresa vai promover atividades para apresentar o portal para crianças e jovens de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, por meio das 46 unidades de pesquisa Embrapa espalhadas pelo país

O Contando Ciência na Web é adaptado para deficientes visuais e crianças com dificuldades motoras e tem como principal objetivo atender o público da internet, oferecendo conteúdos científicos com uma linguagem divertida e interativa.

A pedagoga e funcionária da Embrapa, Marluce Freire, conta que foram cerca de dois anos para desenvolver o site com uma linguagem própria do mundo infantojuvenil bem como características que atendessem ao apelo desse público como cores e personagens, mas sem esquecer o conteúdo e a interação dos usuários com os pesquisadores. “Trabalhamos para popularizar a ciência”, contou.

No Colégio Maxwell, primeira escola em Brasília a receber a mostra do portal, os estudantes também viram a exposição sobre o Biorreator, equipamento produzido por pesquisadores da Embrapa, destinado a multiplicar mudas de plantas, acelerando o processo de produção.

Para o pesquisador da Embrapa Café, Anísio José Diniz, é necessário aproximar as crianças da ciência. “Mostrar um muda de café, um galho com sementes, afinal, eles são os cientistas de amanhã”, explica.

Ana Júlia Freire, de 10 anos, estudante do 5º ano do Colégio Maxwell, aprovou a iniciativa e disse que gostou de poder fazer pesquisas, porém o que mais chamou a atenção da menina foi o jogo de tabuleiro.

Em Brasília, também hoje, a equipe da Embrapa mostra o portal a alunos da escola pública Centro de Ensino Fundamental 106, que fica na cidade-satélite Recanto das Emas. Ali, eles vão ainda aprender como fazer hortas caseiras em pequenos espaços, utilizando garrafa PET.

E, amanhã (6), será a vez da Escola Classe 410 Sul, da rede pública, onde os alunos são portadores de deficiência visual e outras deficiências. Eles vão participar de oficina com o plantio de espécies vegetais do bioma Cerrado. A ideia é estimular o conhecimento da flora local por meio de aromas.

Edição: Lana Cristina