Primeiro trimestre teve mais de 1 milhão de migrações de operadora sem troca do número do telefone

04/04/2011 - 17h30

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No primeiro trimestre deste ano, 1,22 milhão de pessoas mudaram de operadora sem precisar trocar o número do telefone. A maioria das operações, 64%, refere-se a trocas de números de celulares e 36% foram de números fixos.

Segundo a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade que administra a portabilidade numérica no Brasil, no mesmo período do ano passado, foram efetivadas 1,02 milhão de portabilidades numéricas. Em 2010, 4,54 milhões de pessoas trocaram de operadora sem mudar o número do telefone.

Desde que a portabilidade numérica começou a ser implantada no país, em setembro de 2008, foram realizadas 9,2 milhões de transferências, das quais 3 milhões atendendo usuários de telefonia fixa e 6,2 milhões, de telefonia móvel. O trimestre que apresentou maior volume de migrações foi o de outubro a dezembro de 2010, quando 1,23 milhão de transferências foram realizadas.

Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir à operadora para a qual ele quer migrar e pedir uma nova habilitação mantendo o número atual. A operadora antiga terá um dia útil para conferir os dados do usuário e o processo de portabilidade deve ser concluído em, no máximo, três dias úteis depois da solicitação do consumidor.

Edição: Lana Cristina