ONU ataca complexo presidencial em Abidjan na Costa do Marfim

04/04/2011 - 20h13

Da BBC Brasil

Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) e França lançaram hoje (4) ataques de helicópteros na maior cidade da Costa do Marfim, Abidjan, contra o complexo presidencial que tem sido usado como base por Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar a Presidência desde a derrota nas eleições do ano passado. O porta-voz da ONU Hamadoun Touré disse que dois acampamentos militares na área foram atingidos, além do próprio palácio e da residência presidencial.

A ONU já ameaçara promover ataques aéreos contra as forças leais Gbagbo, após 11 soldados de uma missão de paz da organização terem sido atacados no país nos últimos dias.

Desde a semana passada, Abidjan vem sendo palco de confrontos entre as forças leiais a Gbagbo e as fieis a Alassane Ouattara, reconhecido internacionalmente como o vencedor das eleições presidenciais, ocorridas em novembro.

O ataque contra o complexo presidencial ocupado por Gbagbo ocorre enquanto as forças francesas se preparam para evacuar estrangeiros antes de uma grande ofensiva prevista pelas forças pró-Ouattara. A França autorizou suas forças a participar das operações da ONU contra as forças pró-Gbagbo.

Antes do ataque, Choi Young-jin, representante especial do secretário-geral da ONU na Costa do Marfim, disse à BBC que a situação no país está se aproximando rapidamente de um ponto crítico.

“Estamos planejando ações, não podemos mais aceitar os ataques impiedosos e insensatos (das forças de Gbagbo) contra civis e os capacetes azuis da ONU com armas pesadas. Nos últimos dias tivemos 11 (soldados) feridos por suas armas. Eles estão atacando a sede (da ONU), cortaram a água”.

O representante especial disse que 9 mil soldados que integram a missão da ONU na Costa do Marfim (Unoci) não têm um mandado para derrubar Gbagbo e não tiveram poder de fogo para responder aos ataques de armas pesadas contra a alvos da própria ONU e civis.

O correspondente da BBC Andrew Harding disse que soldados pró-Ouattara têm se concentrado fora de Abidjan. As forças de Ouattara já tomaram a maior parte do país, mas a batalha por Abidjan tem sido bem mais dura. Desde o domingo, porém, os confrontos na cidade parecem ter diminuído em intensidade. Ele disse que muitos moradores da cidade, que tem 5 milhões de habitantes, estão presos em suas casas sem comida, água e eletricidade.

Antiga metrópole da Costa do Marfim, a França assumiu o controle do aeroporto de Abidjan e está adicionando 150 soldados aos 1.650 já presentes no país. A França, que tem cerca de 12 mil cidadãos na Costa do Marfim, mantém uma força de paz no país desde o fim da guerra civil marfinense, há uma década. O governo francês disse que começou a reunir seus cidadãos em três locais de Abidjan para um possível resgate.

O correspondente da BBC disse que muitos moradores da antiga capital do país, que tem 5 milhões de habitantes, estão presos em suas casas sem comida, água e eletricidade.