Embrapa dá curso de produção de alimentos para africanos

04/04/2011 - 18h29

Da Agência Brasil

Brasília - Teve início hoje (4) a segunda edição do Diálogo Brasil-África, programa lançado em março do ano passado para promover a integração brasileira com os países africanos. O encontro tem como objetivo a capacitação de 49 técnicos em agricultura vindos de 28 países africanos. O curso é promovido pela Embrapa Estudos e Capacitação, vinculada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Criada em 2010, a Embrapa Estudos e Capacitação é a responsável pelos cursos de capacitação em agricultura tropical e pela elaboração de estudos técnicos estratégicos na Embrapa. Nessa segunda edição que vai até o dia 15 de abril, os representantes africanos receberão 80 horas de capacitação em dois módulos, Agricultura: Motor do Desenvolvimento Econômico e Social e O Homem (produtor e trabalhador rural), a Terra, a Organização Política e Social, a Pesquisa e a Tecnologia e o Capital Financeiro.

Todos os técnicos africanos são vinculados em seus países de origem a ministérios de Agricultura e de Desenvolvimento Rural. Além disso, os técnicos fazem parte de Centros de Pesquisa Agrícola, Investigação Agrária, Institutos de Extensão Rural e Universidades atuando como pesquisadores, especialistas, coordenadores e supervisores.

Participam do curso técnicos dos seguintes países: Argélia, África do Sul, Angola, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Eritréia, Gabão, Gana, Guiné Bissau, Mali, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sudão, República Democrática do Congo, Tanzânia, Tunísia, Yganda e Zimbábue.

No primeiro dia de palestras, o pesquisador da Embrapa, Zander Navarro, mostrou uma visão panorâmica da agricultura brasileira, especialmente da agricultura familiar. Além da Sede da Embrapa em Brasília, o Diálogo Brasil-África ocorre em Sete Lagoas (MG) e Londrina (PR), com capacitação da Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Soja, respectivamente.
 

 

Edição: Rivadavia Severo