Ofensiva pró-Khadafi mata cerca de 30 pessoas na Líbia

03/04/2011 - 13h58

Da Agência Lusa

Brasília - Mais de 30 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante uma ofensiva das forças leais ao presidente líbio, Muammar Khadafi, em Kotla, controlada pelos rebeldes, informou hoje (3) o canal de televisão Al Arabiya. As informações foram divulgadas pela Agência Lusa.

As tropas pró-Khadafi continuam com o ataque que começou ontem (2), disse um residente à emissora árabe. De acordo com a testemunha, as forças de Khadafi lançaram uma ofensiva a partir da entrada leste da cidade, usando artilharia pesada e baterias lança-mísseis.

Por outro lado, na cidade petrolífera de Brega, os combates recomeçaram esta manhã. Os rebeldes lutam contra as forças de Khadafi. Os rebeldes afirmam ter retomado a cidade, localizada a cerca de 800 quilômetros a leste de Trípoli, empurrando as forças do governo, mas nas ruas continuam sendo ouvidos sons de trocas tiros, segundo um jornalista da France Press.

Em Brega, os rebeldes ocuparam hoje um grande campo de petróleo, de acordo com o mesmo jornalista. As forças pró-Khadafi parecem ter recuado para o oeste, desde de sábado.