Líbia: treze pessoas morrem em ataque aéreo da Otan

02/04/2011 - 15h02

Agência Lusa

Brasília – Pelo menos nove combatentes rebeldes e quatro civis morreram na noite de ontem (1º) na sequência de um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perto da zona petrolífera de Brega, no Leste na Líbia.

Segundo um responsável político da cidade de Ajdabiya, citado por agências internacionais, um avião da coalizão abriu fogo a cerca de 15 quilômetros a leste de Brega, contra uma coluna de cinco ou seis veículos, entre os quais uma ambulância.

O ataque acidental ocorreu depois de um rebelde, das forças que combatem o líder líbio Muammar Khadafi e que têm o apoio internacional, ter dado tiros para o ar, em sinal de alegria.

Os disparos feitos pelo avião causaram a morte de nove rebeldes armados e quatro ocupantes da ambulância – o condutor e três estudantes de medicina –, informou a fonte. “Estou 100% certo de que se tratou de um erro”, afirmou, o médico do hospital de Ajdabiya, Mohamad Ahmad.

Entretanto, um porta-voz dos rebeldes disse aos jornalistas em Benghazi não ter “qualquer confirmação” sobre a origem dos disparos. Mas reconheceu que “os danos colaterais são uma realidade”, pois se trata de “uma guerra”.

A Otan informou em comunicado que está recolhendo informações para investigar as circunstâncias do ataque acidental.