Empresa deve ser contratada para avaliar planos de melhoria da Light e causas de explosão em bueiro no Rio

02/04/2011 - 14h01

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes vai determinar à Companhia Municipal de Energia e Iluminação (RioLuz) que contrate uma auditoria independente para avaliar, junto com a concessionária Light, o plano de melhorias que vem sendo implementado pela concessionária e também as causas de mais uma explosão de bueiro nas ruas de Copacabana, na zona sul do Rio.

As declarações do prefeito Eduardo Paes foram feitas na noite de ontem (1º), quando vistoriava os estragos causados pela explosão de um bueiro entre as ruas Miguel Lemos e Bolívar, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

A explosão atrapalhou o trânsito na zona sul do Rio em pleno horário de pico e deixou pelo menos cinco pessoas feridas, todas encaminhadas ao Hospital Miguel Couto. Embora apresentassem queimaduras e ferimentos por várias partes do corpo e três deles continuem internados, o estado de saúde dos feridos é considerado estável.

Durante a explosão, o bueiro de ferro foi lançado a uma altura de cerca de quatro metros, abrindo uma cratera de seis metros que destruiu duas das pistas da avenida.

Em nota divulgada hoje (2) pela manhã, o Centro de Operações da Prefeitura informou que a Avenida Nossa Senhora de Copacabana continua interditada, entre as ruas Miguel Lemos e Bolívar.

Para os motoristas que trafegam pela via, o desvio está sendo feito pela Rua Miguel Lemos, Avenida Atlântica (sentido Leme) e Rua Barão de Ipanema ou Rua Figueiredo de Magalhães, onde retornam para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Já os ônibus, que fazem itinerário na via, seguem pela Rua Figueiredo de Magalhães. O trânsito está liberado para moradores.

A prefeitura sugere que os motoristas evitem a via neste sábado. No local, continuam trabalhando equipes da Companhia Estadual de Trânsito (CET-Rio), Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Light e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva).

Entre os feridos pela explosão estão os taxistas Elcy Viana, 65 anos, e Flávio Siqueira da Silva, 49, além dos pedestres Luiz Fernando de Lima, 25, Ulisses Gomes, 42, e Alessandro Alves Pereira da Silva. Os dois táxis foram completamente danificados. Um dos veículos ficou completamente destruído e o outro teve o para-brisa quebrado.

A explosão ocorreu por volta das 20h de ontem em uma das subestação da Light, onde estão instalados os transformadores que distribuem energia para a região.

Está não é a primeira vez que bueiros da Ligth explodem na zona sul da cidade e, em particular, no bairro de Copacabana. No dia 29 de junho de 2010, um casal de turistas americanos foi atingido pela explosão de um bueiro na esquina da Rua República do Peru, também com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Sara Lawri e David McLaugheim, moradores do estado de Ohio, passavam pelo local no momento de explosão. A mulher teve queimaduras em 80% do corpo e ficou mais de dois meses internada. Ela foi arremessada a uma distância de cerca de 8 metros. Já David teve 35% do corpo queimado

Edição: Talita Cavalcante