CPI visita municípios atingidos pela chuva na região serrana do Rio

01/04/2011 - 15h42

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga as responsabilidades de agentes políticos e públicos na destruição de municípios da região serrana, provocada pelas fortes chuvas de janeiro deste ano, está hoje (1º) em Petrópolis e Areal. Além de reunião com o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, os parlamentares visitam as áreas mais atingidas para verificar o andamento dos trabalhos de recuperação.

O presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB), que coordena a visita à região serrana, disse que ainda há muitas providências a serem tomadas. "Temos mais de 200 pontes, nas rodovias estaduais e nas principais vicinais, para serem reconstruídas, além das questões habitacionais. No mínimo mais de 7 mil habitações foram destruídas nas áreas de risco. São 777 encostas que precisam de obras emergenciais.”

Para o parlamentar, o dinheiro destinado até agora está muito aquém do necessário para recuperar as regiões devastadas. “Só para a contenção de encostas seria R$ 1,3 bilhão e valor estimado facilmente ultrapassa R$ 3 bilhões.”

Amanhã (2), a CPI visita o Vale do Rio Preto. A comissão já esteve em Teresópolis, Nova Friburgo, Sumidouro e Bom Jardim.

Edição: Juliana Andrade