Construtoras de Belo Monte oferecem curso gratuito de operador de máquinas pesadas

01/04/2011 - 14h59

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), grupo responsável pela obra da usina hidrelétrica, abrirá, na próxima segunda-feira (4), inscrições para os cursos de operador de máquinas pesadas. Para se candidatar às vagas de motoristas profissionais, é necessário que os interessados apresentem, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Altamira, a Carteira Nacional de Habilitação (categorias D e E) e o certificado de conclusão do ensino fundamental. O curso é gratuito e as inscrições se encerram no dia 8 de abril.

Os cursos profissionalizantes têm o objetivo de qualificar operadores de motoniveladoras, tratores de esteiras, tratores de pneus, retroescavadeiras e rolos compactadores. Os alunos terão 80 horas de aulas, sendo 60 práticas.

De acordo com o consórcio, os diplomados poderão ser contratados para trabalhar na construção da Hidrelétrica de Belo Monte, na região de Altamira (Pará). “Queremos contratar o maior número possível de profissionais no Pará. E é exatamente por isso que estamos investindo fortemente em cursos de capacitação e qualificação, que neste primeiro momento vêm sendo realizados em Altamira”, informou por meio de nota o diretor de Projetos do Consórcio Construtor Belo Monte, Ricardo Muzzi.

Em busca de profissionais para atuar na obra, o CCBM já está formando também 150 pedreiros, carpinteiros e armadores no mesmo local. Ao final do curso, os aprovados receberão uma certificação profissional, mesmo que não sejam selecionados para trabalhar nas obras da usina.

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada para correção de informação divulgada erroneamente pelo Consórcio Construtor Belo Monte