Alterações no vestibular da USP poderão ser revistas até o final de abril

31/03/2011 - 22h58

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As mudanças no vestibular da Universidade de São Paulo (USP), anunciadas hoje (31) pelo Conselho de Graduação da entidade, poderão ser revistas até o final de abril, data máxima para que as alterações tenham efeito no próximo certame que será feito em duas etapas, no final de 2011 e começo de 2012.

O conselho reuniu-se hoje para debater sete propostas de alteração no vestibular. Apenas duas foram aprovadas: a alteração no sistema de pontuação dos candidatos que estudaram em escolas públicas, e a necessidade da comprovação, por parte do candidato, de conclusão do ensino médio. Candidatos que ainda não concluíram o ensino médio poderão prestar o vestibular, mas exclusivamente para treino.

Cinco propostas não aprovadas hoje, como a alteração na nota mínima para o candidato passar à segunda fase do vestibular, voltarão a ser debatidas nas próximas reuniões do conselho.

De acordo com a pró-reitora de graduação, Telma Zorn, eventuais mudanças nas próximas reuniões poderão afetar os itens aprovados hoje.

Segundo decisão do conselho, no próximo vestibular, os alunos que cursaram os ensinos médio e fundamental em escolas públicas terão a nota da prova aumentada em, no mínimo, 3% se atingirem a nota mínima exigida para passar para segunda fase do certame. Esse bônus poderá chegar a 15% se o candidato acertar 60 das 90 questões da prova. O bônus será computado também na segunda fase do vestibular. O bônus estava limitado a 12%.

Para os candidatos que cursaram apenas o ensino médio em escolas públicas, o bônus será de, no mínimo, 4% (se atingirem a nota mínima para passar para a segunda fase), podendo chegar a 8%, em caso de acerto de dois terços da prova (60 questões).

De acordo com a pró-reitora, as mudanças servirão para aumentar o número de estudantes de escolas públicas na universidade. Hoje, dos 11 mil alunos da universidade, 25% são oriundos do ensino público.

Como já ocorreu nos último dois anos, a USP não vai usar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) na composição da pontuação de seu vestibular.

 

 

Edição: Rivadavia Severo