Médico diz que relação com Alencar era de "doação"

30/03/2011 - 21h42

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Demonstrando estar ainda abalado pela perda de seu paciente, o médico Raul Cutait compareceu no início da noite de hoje (30) ao velório do ex-vice presidente José Alencar, em Brasília. Depois de alguns minutos ao lado do caixão, o médico disse que aprendeu com a luta do político e empresário mineiro contra o câncer.

“Aprendi que a gente tem sempre que escutar bem o que o paciente nos quer dizer, do que ele precisa de nós e estar estar sempre [próximo] para dar a eles o que eles precisam. Essa é a única maneira de exercer uma atividade em que você se propõe a cuidar dos outros”, afirmou Cutait

Ele ressaltou ainda todos os anos a mais de vida que Alencar ganhou enquanto brigava com a doença e atribuiu a sobrevida dele à dedicação que o ex-vice presidente tinha com o tratamento. “Sem dúvida, a dedicação dele em se tratar, o amor pela vida, o amor pelas coisas que ele fazia, a fé que ele tinha que as coisas iam dar certo são valores de vida que mexem com qualquer um de nós, pacientes, médicos, cidadãos em geral.”

O oncologista lembrou também da convivência de muitos anos com Alencar e definiu os momentos juntos como de “doação” de ambas as partes. Foi Cutait que anunciou, minutos antes do ex-vice presidente morrer, que Alencar “se preparava para descansar”.

O velório deve prosseguir durante toda a noite de hoje em Brasília. Amanhã, no início da manhã, o corpo seguirá para Belo Horizonte, onde será velado até o começo da tarde e cremado em seguida. Uma celebração católica deve ser feita no Palácio do Planalto ainda hoje, tão logo a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cheguem a Brasília.

Edição: João Carlos Rodrigues