Corpo de Alencar chega ao Planalto, onde será velado em cerimônia aberta

30/03/2011 - 12h06

Priscilla Mazenotti, Yara Aquino e Luciana Lima
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou agora ao Palácio do Planalto, onde será velado no Salão Nobre. Seis cadetes das Forças Armadas carregam o caixão para subir a rampa. Na chegada, 21 tiros de canhão deram início à homenagem, com honras de chefe de Estado.

Primeiramente haverá uma missa celebrada pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Dimas Lara. A missa será fechada, contará com a presença apenas de parentes e autoridades. Em seguida, o espaço será aberto para que amigos e admiradores possam se despedir de Alencar.

A viúva, Mariza Gomes da Silva, estava ao lado do presidente em exercício, Michel Temer, além do filho Josué. Ao chegar, o corpo de Alencar foi aplaudido por pessoas que aguardavam o início do velório, na Praça dos Três Poderes e por todas as autoridades presentes no Palácio do Planalto.

Acompanham a cerimônia, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entre outras autoridades.

A área em volta do Palácio está cercada com grades que orientam a passagem dos visitantes. Quinze banheiros químicos foram colocados no estacionamento.

Os seguranças do Palácio transportam as diversas coroas de flores enviadas por amigos e admiradores do ex-presidente. Alguns pessoas caminham pela calçada em frente ao local.

Coberto com a bandeira brasileira, o caixão com o corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou à Base Aérea de Brasília um pouco depois das 10h e foi recebido com honras de chefe de estado.

O corpo foi colocado num caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, seguiu em cortejo pelo Eixão e depois pelo Eixo Monumental, passando também pela Praça dos Três Poderes até chegar ao Palácio para o velório. O veículo foi escoltado por quatro jipes do Exército, dois carros do combate e 24 batedores.

Na Base Aérea de Brasília, Michel Temer recebeu o corpo junto com a família de Alencar. Estavam presentes também os presidentes do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito.

O corpo de Alencar será velado até as 23 horas. À noite, haverá outra missa, que poderá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles embarcam de Portugal e a previsão de chegada a Brasília é por volta das 19h.

Edição: Talita Cavalcante//A matéria foi alterada para acréscimo de informação.