Ex-presidente norte-americano Jimmy Carter se reúne com Raúl Castro, em Cuba

28/03/2011 - 15h57

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz Jimmy Carter (1977-1981) se reúne hoje (28) com o presidente de Cuba, Raúl Castro, em Havana, capital cubana. A conversa foi um convite de Raúl Castro a Carter. De acordo com o jornal oficial de Cuba, Granma, o norte-americano também pretende se reunir com outros líderes do país.

Cuba e Estados Unidos mantêm relações tensas desde 1959 quando houve a Revolução Cubana, promovida pelo ex-presidente Fidel Castro. Depois, a situação foi agravada com a imposição do embargo econômico e comercial, em 1962.

De acordo com a agência estatal de notícias da Argentina, a Telam, na conversa com Castro, Carter vai buscar meios para melhorar as relações entre Cuba e Estados Unidos. Também está nos planos do ex-presidente norte-americano interceder em favor da libertação de Alan Gross, apontado como informante dos Estados Unidos em Cuba.

Gross está preso em Cuba há um ano e meio e foi condenado a uma pena de 15 anos por suspeita de espionagem. A condenação e posterior prisão do norte-americano viraram focos de tensão entre os Estados Unidos e Cuba.

A família de Gross pediu a interferência de Carter para a libertação dele. "Nossa família está desesperada por Alan voltar para casa após 16 meses de prisão", disse a mulher de Gross, Judy.

 

Edição: Lílian Beraldo