Chuvas castigam municípios do Sul, Centro-Oeste e Nordeste

28/03/2011 - 19h28

Da Agência Brasil

Brasília - As chuvas voltaram a castigar alguns estados no último fim de semana. No Rio Grande do Sul, os municípios de Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Alegrete, Não-me-Toque, Fagundes Varela, Santa Cecília, Bom Jesus e Getúlio Vargas foram os mais afetados e já enviaram notificações preliminares à Defesa Civil do estado.

Mais de 9 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, que destruíram casas, pontes e estradas. A previsão para as próximas horas e para amanhã é de chuva forte, principalmente no noroeste e no litoral norte do estado.

Em Mato Grosso do Sul, mais de 50 mil pessoas e cerca de 26 municípios já foram afetados. Em Ivinhema, Dois irmãos do Buriti e Anástacia, a situação é de emergência. O governo do estado entregou na manhã de hoje 11 toneladas de alimentos e pediu ao Ministério da Integração Nacional mais de R$ 110 milhões para cobrir os prejuízos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que continue chovendo no centro-sul e no oeste do estado.

No Ceará, a chuva atingiu 108 municípios nos últimos dias. Segundo o meteorologista Namir Mello, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão é que aumente o número de municípios castigados pela chuva nas próximas 48 horas.

Edição: João Carlos Rodrigues